terça-feira, 14 de outubro de 2014

Brasil é o 47º país do mundo em arrecadação per capita

A Terra, sem fronteiras, no Google Earth.
O Brasil está na 47ª posição em arrecadação per capita, com o valor de 4.132,59 dólares ao ano, embora esteja na 76ª posição em PIB per capita, segundo dados da organização conservadora liberal The Heritage Foundation para 2014.

A comparação da arrecadação brasileira com a de países desenvolvidos, na tabela abaixo, mostra que os diversos governos (municipais, estaduais e federal) e os serviços públicos brasileiros, se deixam a desejar, é porque o Brasil é pobre, não porque os brasileiros sejam incompetentes.

Os dados mostram também que é um mito o argumento de que o Brasil teria uma grande carga tributária. A organização aponta que os impostos se mantiveram em torno de 34% do PIB nos últimos anos. Mas o Brasil passou para a 23ª posição no ranking, em 2014 (estava na 33ª posição em 2012). Mas posições em ranking não significam muito. Importante é notar que, dos 22 países que têm carga tributária mais alta que o Brasil, 14 são países de grande desenvolvimento. Países desenvolvidos têm impostos altos.

Ou seja: para manter o estado de bem estar social que o Brasil escolheu na Constituição de 1988, são necessários altos impostos.


Fonte: The Heritage Foundation. Link para esta tabela.

2 comentários:

  1. Infelizmente os custos de saúde, educação, infraestrutura e tudo são em valor de dinheiro por habitante e não em porcentagem de PIB de cada país (carga tributária) e o pior que tudo no Brasil é em média de 3 a 7 vezes mais caro em valor de dinheiro do que em países com carga tributária ou alíquota máxima de IR e salários maiores do que no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os custos de saúde, educação, infraestrutura e tudo são em valor de dinheiro por habitante e não em porcentagem de PIB de cada país (carga tributária) e o pior que tudo no Brasil é em média de 3 a 7 vezes mais caro em valor de dinheiro do que em países com carga tributária ou alíquota máxima de IR e salários maiores do que no Brasil.

    ResponderExcluir