terça-feira, 28 de outubro de 2014

Parabéns, servidores públicos!

Parabéns pelo dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público brasileiro.

E para os desinformados que reclamam do "inchaço da máquina pública" brasileira e "péssimos serviços públicos", aqui vai a proporção de servidores públicos em vários países do mundo. Dados da insuspeita OCDE.


Repare que os países mais civilizados do mundo tem mais de 30% de servidores públicos na força de trabalho, enquanto que o Brasil tem pouco mais de 11%. Um dos motivos de não termos serviço público "padrão FIFA" é que temos poucos servidores, além de termos uma arrecadação 4 ou 5 vezes menor do que a dos países ricos (4 mil dólares per capita, contra 19 mil dólares per capita, p.ex.).

6 comentários:

  1. Muito legais as tuas análises, José Antônio. É fundamental sabermos debater sobre o Estado de Bem-Estar Social Brasileiro com base em dados e informações, afinal nossa grande mídia está viciada em opiniões travestidas de reportagens e, geralmente, deturpam a realidade. Para poder compartilhar os teus textos, acredito que seria interessante tu colocar links para as fontes, tais como o referido estudo da OCDE.

    ResponderExcluir
  2. Valeu o prestígio, Mallet!
    Vou tentar obter a fonte dos dados (o gráfica acima é da Economist).

    ResponderExcluir
  3. Você não levou em conta a arrecadação. O Brasil gasta 40% do que arrecada apenas para pagar esses mamadores de plantão! País ultramente inchado sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Estudem libertarianismo e escola austríaca de economia

      2) Parem de achar que economia é matemática, não é. tem inúmeras variáveis e essa associação simples de: País "bom/próspero" tem muito funcionário público (quantidade) logo é bom ter muitos funcionários públicos pq isso é certeza de ser próspero...aff

      Isso é um salto lógico!!!

      Existem inúmeros outros fatores... e o pior para se prever é o fator humano! Se fosse só modelos matemáticos e empíricos os economistas seriam todos ricos...rs

      Para fechar eu digo para vcs voltarem para o item 1, pois esse modelo político social não funciona! vcs acham que funciona pq tem país próspero, mas certamente não estão por algum bom trabalho de estado/governo. A ideia é não ter governo central, mas ter governança, ter leis, só que não sendo imposto como hj é feito, onde um estado manda e ponto final, não gostou chora e espera a próxima eleição, a qual tb pode eleger alguém que vc se identifica, mas que por ser uma pessoa pode mudar de ideia (principalmente quando entra no governo, local contaminado e que leva naturalmente as pessoas que lá estão à olharem para o lado deles! não se enganem).

      A chave é sempre o fator motivação, tanto para o bem quanto para o mal. Se governo fosse bom ele seria um serviço, onde vc pudesse escolher qual o melhor e vários governos estariam em competição...ou seja: liberdade de escolha real, mercado livre de fato e não o capitalismo corporativista que se tem hj

      Excluir
  4. Isto é outro assunto, Felipe. É uma sangria, mas não é 40% do que arrecada que é gasto na dívida. É cerca de 8%, o que já é escandaloso: mais do que para a Educação e para a Saúde. Se o Brasil gastasse 40% pagando a dívida, ela já estaria paga em menos de 3 anos. (Ela já foi paga, mas ao longo de mais de uma década). Esses 40% são uma ficção contábil. É o total da dívida "rolada".
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficção é acreditar que estados/governos impondo e metendo o dedo em tudo, desde economia quanto na parte social vá dar certo. É uma gangue, uma milícia. Infelizmente sempre terão pessoas/grupos sedentos por poder e como hj eles aplicam esse imposição de uma forma mais "branda" as pessoas não percebem e não se rebelam.

      Isso só vai acontecer com o tempo em conjunto com a tecnologia, a qual irá descentralizar as coisas e o estado irá perder sua força em conjunto com a consciência das pessoas em saber que não é certo, não é ético roubar outros para "um bem maior", o estado é isso para muitos, um "mal necessário", pois não conseguem ver que se pode ter segurança, saúde, justiça e qq coisa que seja sem ser coercitivo como o estado faz.

      Aí ficam nesse debate infindável sobre politicagem, com ideias keynesianas e outras coisas já refutadas faz um bom tempo

      Se permita abrir a mente, pensar fora da caixinha e parar de acreditar em poder central, democracia e outras furadas.

      Parece viagem, mas são anos de lavagem cerebral e muito interesse de poderosos para que as pessoas não aprendam que há como ser livre e se conviver com o outro sem deixar de ser ético

      Excluir